SOBRE A FORMAÇÃO

A formação virtual EDUMIGRA – Formação de Professores(as) para a Garantia do Direito à Educação de Crianças e Adolescentes Refugiados e Migrantes! tem como objetivo promover a reflexão sobre os movimentos migratórios e a acolhida de pessoas migrantes em escolas brasileiras. A formação é uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, com parceria do programa educacional Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil.

 

Trata-se de uma formação baseada no formato de educação à distância, baseada na metodologia autoinstrucional, por meio da qual a pessoa acessa e estuda o material de forma autônoma. Este caderno sintetiza o conteúdo virtual da formação e serve de apoio para os formandos.

 

A formação tem como público-alvo toda a equipe de profissionais da área da educação que trabalha na escola, incluindo auxiliares técnicas(os) de educação, agentes educacionais, assistentes de direção, diretoras(es), coordenadoras(es) pedagógicos(as) e professoras(es), mas todas as pessoas interessadas no tema podem se inscrever na plataforma para acessar a formação.

MÓDULOS

Módulo 1 – Migração: o Brasil em movimento

Afinal, quem (não) é migrante? Será que existe migrante “ilegal”? As pessoas migrantes devem ter seus direitos garantidos no Brasil?

 

No módulo introdutório, a proposta é discutir conceitos que permeiam o movimento de pessoas pelo mundo, conhecer alguns marcos normativos e a realidade das migrações internacionais no contexto brasileiro, principalmente na região amazônica.

Módulo 2 – Refúgio: proteção e acolhida

Afinal, quem são as pessoas em situação de refúgio? Toda pessoa migrante é refugiada? Como uma pessoa se torna refugiada no Brasil?

 

No segundo módulo, a proposta é discutir conceitos que permeiam o instituto do refúgio e conhecer marcos normativos. Nesse contexto, trazemos experiências de pessoas que, no Brasil, são reconhecidas ou estão solicitando o reconhecimento da condição de refugiadas. Com isso, entendemos os desafios enfrentados por essas pessoas no recomeço de suas vidas em solo brasileiro.

Módulo 3 – Acolhida: direitos e desafios das pessoas migrantes no Brasil

Mas o que é acolher migrantes? O que diz a legislação brasileira sobre como acolher a população migrante?

 

No terceiro módulo, a proposta é refletir sobre o papel das políticas públicas de educação, saúde, trabalho e assistência social na superação da situação de vulnerabilidade socioeconômica de migrantes que buscam o Brasil como novo lar.

Módulo 4 – Na lida e na luta: trabalho e migração

Qual é o papel do trabalho no projeto de vida de migrantes? Trabalhadoras e trabalhadores migrantes têm direitos trabalhistas no Brasil? Como pessoas migrantes acabam sendo submetidas à exploração laboral?

 

No quarto módulo, a proposta é discutir as possibilidades vivenciadas e os desafios enfrentados por pessoas migrantes que buscam emprego e renda hoje no Brasil. Dentre os desafios, serão abordadas formas de exploração praticadas contra a população migrante em situação de vulnerabilidade, como o trabalho escravo.

Módulo 5 – Juntos e misturados: educação e migração

Qual é o papel da educação no projeto migratório? Como a escola pode acolher os estudantes migrantes e suas famílias? Estamos incorporando o conhecimento e a diversidade cultural trazidos por estudantes de diferentes origens nos processos de aprendizagem?

 

No quinto módulo, a proposta é discutir os impactos da migração nas escolas, os desafios e potenciais da diversidade cultural e as experiências pedagógicas exitosas no acolhimento às pessoas migrantes.

Módulo 6 – Mão na Massa: sugestões didáticas para educadoras e educadores

 

O sexto e último módulo é o momento de colocar a mão na massa e exercitar o que foi trabalhado ao longo da formação por meio de três sugestões didáticas. A ideia é multiplicar o conteúdo aprendido para a comunidade escolar e refletir coletivamente como melhor acolher a população migrante nas escolas.

EXPEDIENTE

INICIATIVA

REALIZAÇÃO

PARCERIA ESTRATÉGICA

APOIO