A formação virtual EDUMIGRA – Formação de Professores(as) para a Garantia do Direito à Educação de Crianças e Adolescentes Refugiados e Migrantes! tem como objetivo promover a reflexão sobre os movimentos migratórios e a acolhida de pessoas migrantes em escolas brasileiras. A formação é uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, com parceria do programa educacional Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil.
A proposta é que a formação seja realizada no tempo de cada formando, de acordo com a sua disponibilidade. Mas deixamos aqui a recomendação que seja feita de forma condensada e intermitente em 15 dias, para que a metodologia seja mais efetiva e os resultados de aprendizagem sejam mais profícuos. Os temas abordados nesta formação demandam atenção e estudo detido, por isso concluir a formação num curto espaço de tempo pode render melhores resultados.
Para facilitar a sua experiência didática, sugerimos que siga o fluxo narrativo do conteúdo e a sequência dos módulos. A formação tem 40 horas de atividades. Ela está dividida em seis módulos que compreendem conteúdo conceitual, exercícios para compreensão e apropriação do conteúdo, e questões provocadoras que estimulam o pensamento sobre os temas abordados. No ambiente virtual, são disponibilizados materiais de apoio, com sugestões de leituras, sites, cartilhas, vídeos e relatórios temáticos.
A intenção é que, ao longo da formação, as pessoas participantes possam refletir sobre o papel da comunidade escolar na acolhida da população migrante e observar que a diversidade cultural, quando incluída e valorizada nas práticas pedagógicas, proporciona a troca de conhecimentos e amplia o repertório de saberes de educadoras(es) e estudantes.