APRESENTAÇÃO

A formação virtual EDUMIGRA – Formação de Professores(as) para a Garantia do Direito à Educação de Crianças e Adolescentes Refugiados e Migrantes! tem como objetivo promover a reflexão sobre os movimentos migratórios e a acolhida de pessoas migrantes em escolas brasileiras. A formação é uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, com parceria do programa educacional Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil.

 

A proposta é que a formação seja realizada no tempo de cada formando, de acordo com a sua disponibilidade. Mas deixamos aqui a recomendação que seja feita de forma condensada e intermitente em 15 dias, para que a metodologia seja mais efetiva e os resultados de aprendizagem sejam mais profícuos. Os temas abordados nesta formação demandam atenção e estudo detido, por isso concluir a formação num curto espaço de tempo pode render melhores resultados.

 

 Para facilitar a sua experiência didática, sugerimos que siga o fluxo narrativo do conteúdo e a sequência dos módulos. A formação tem 40 horas de atividades. Ela está dividida em seis módulos que compreendem conteúdo conceitual, exercícios para compreensão e apropriação do conteúdo, e questões provocadoras que estimulam o pensamento sobre os temas abordados. No ambiente virtual, são disponibilizados materiais de apoio, com sugestões de leituras, sites, cartilhas, vídeos e relatórios temáticos.

 

A intenção é que, ao longo da formação, as pessoas participantes possam refletir sobre o papel da comunidade escolar na acolhida da população migrante e observar que a diversidade cultural, quando incluída e valorizada nas práticas pedagógicas, proporciona a troca de conhecimentos e amplia o repertório de saberes de educadoras(es) e estudantes.

EXPEDIENTE

Iniciativa: Unicef

Realização: Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas e Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Parceria estratégica: Repórter Brasil

Apoio: Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Coordenação geral: Sidney Vasconcelos (Unicef) e Natália Suzuki (Repórter Brasil)

Coordenação técnica: Thiago Casteli (Repórter Brasil)

Metodologia pedagógica: Thiago Casteli (Repórter Brasil)

Redação: Tatiana Waldman

Pesquisa: Thiago Casteli e Tatiana Waldman

Edição: Natália Suzuki e Thiago Casteli

Revisão técnica: Sidney Vasconcelos, Natália Suzuki e Thiago Casteli

Revisão ortográfica: Vic Vieira

Projeto gráfico: Luiza Poli Franco

Diagramação: Luiza Poli Franco

Ilustrações: Paula Santos (para Repórter Brasil)

Elaboração do site: libero+

Grupo de trabalho pedagógico de elaboração e revisão: Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas e Secretaria Municipal de Manaus

 

Agradecemos à Cáritas Brasileira pela cessão do uso das fotografias incluídas nos módulos da formação.

 

Para falar com a equipe que coordena a realização dessa formação, escreva para gefor@seduc.net